top of page

cenografia para:

o quebra-nozes

dança contemporânea com coreografia de daniel cardoso para a quorum ballet coª dança contemporânea.

estreia a 16 de dezembro de 2022 no cine-teatro d. joão v, damaia.

estamos numa fábrica de brinquedos. dentro desta fábrica são produzidos bonecos, bonecas e peluches, muitos peluches. uma devota operária ama tanto a sua profissão, que até a fábrica se tornou na sua própria casa, pois somente dessa forma é possível construir o seu brinquedo de sonho! todos os dias depois da fábrica fechar e noite após noite, a operária trabalha no seu mais precioso projeto: a construção do um boneco perfeito, o seu companheiro, o seu melhor amigo, o homem ideal… como é hábito no natal, as crianças da cidade vão visitar a fábrica.

clara, uma menina muito curiosa, foge do grupo da visita e encontra o projeto secreto da operária: um boneco tão perfeito que parece humano. este encontro leva-a a imaginar-se crescida e a viver todo o tipo de aventuras com o boneco tornado humano. com ele, vai recriar o mundo dos adultos através do seu olhar de criança. um mundo onde tudo é possível, um mundo onde tudo tem cor e onde os brócolos sabem a gelado de manteiga de amendoim.

coreografia e dramaturgia: daniel cardoso;

música: piort ilitch tchaikovski;

assistência de direção artística e ensaiador: rui reis lopes;

figurinos: maria monte:

desenho de luz: daniel cardoso;

equipa técnica: david vaquinhas, pedro gonçalves, miguel carvalho;

produção: raquel vieira de almeida.

bailarinos intérpretes:

ema - a operária da fábrica: margarida carvalho;

clara (adulta): inês godinho;

claro (criança): íris cardoso;

quebra-nozes: upock qauqavan;

bailarinos: fernando queiroz, hahyun kim, isadora miragaia, john hackett, leonardo souza, mariana matos e pedro alves;

bailarinas projeto quorum: carolina inácio, margarida santos, marta nazário, mariana graça, nicole soares, sancha fonseca;

as crianças: beatriz ferreira, carolina salvaterra, júlia domingues, mafalda rainha, maria inês vicente, sofia brás e sofia costa.

bottom of page