cenografia e vídeo para:
alice
onde tudo é nada e nada é tudo!
dança contemporânea com coreografia de inês godinho para a quorum dance company. estreia no teatro recreios da amadora, em fevereiro de 2014.
fotografia de cena © cristina cardoso
desenho de luz: daniel cardoso; concepção de figurinos: alunos da escola de moda de lisboa; execução dos figurinos: fátima zambujo e helena pereira; edição de vídeo: antónio cabrita.
“alice no país das maravilhas” é uma obra escrita por lewis carroll (pseudónimo de charles lutwidge dodgson) em 1865 e insere-se no género literário “nonsense”. a história desenvolve-se numa lógica característica dos sonhos, tendo o autor utilizado recursos linguísticos e charadas matemáticas como forma de sátira dirigida tanto às pessoas das suas relações como à sociedade da época. o livro conta a história de alice, uma menina muito curiosa que, a perseguir um coelho, cai na sua toca, sendo transportada para um mundo de fantasia, habitado por seres estranhos e onde vive aventuras fantásticas. nas palavras da criadora, “por ser uma história tão complexa e fora da nossa realidade, consegue fascinar qualquer pessoa. a mim fascinou-me e ainda me fascina! será uma questão de perspectivas ou de impossibilidades possíveis? alice transporta-nos para um mundo fantástico, onde a realidade não passa de fantasia carregada de valores. pela mão de personagens misteriosas e carismáticas, alice percorre um caminho de aventuras cheias de cor e magia, revelando uma lógica do absurdo exagerado dos sonhos, onde tempo é sinónimo de eternidade. uma peça destinada a todos, dos mais pequenos aos mais graúdos, com muitas peripécias por desvendar! tenho como inspiração a minha pequena irmã alice, que todos os dias me abre as portas do seu extraordinário mundo de fantasias e peripécias. onde tudo é nada e nada é tudo! tal como na história.” inês godinho
registos do processo © hugo f. matos