top of page

cenografia e figurinos para:

bordá_lo

portugal, época do rotativismo político...

teatro, com texto firmino bernardo, a partir do universo de bordalo pinheiro, encenado por natália luiza para o teatro meridional. estreia em março de 2024 no teatro meridional.

fotografia de cena © susana monteiro

"o nosso título não tem pretensões a epigrama: representa antes de tudo um símbolo. bordá_lo fará todas as diligências para ter razão, empregando ao mesmo tempo esforços titânicos para, de quando em quando, ter graça. portugal, época do rotativismo político. o partido centrista reformador e o partido reformador centrista disputam eleições. preocupado com as dificuldades económicas e as atribulações da vida amorosa, conseguirá zé tomar a melhor decisão?" natália luiza.

interpretação: ana bento, ana catarina afonso, gonçalo carvalho, joão maria, joão miguel mota; música original e espaço sonoro: rui rebelo; desenho de luz: miguel seabra; assistência de encenação: patrícia pinheiro; direção de cena, assistência de cenografia: marco fonseca; assistência de cenografia: sérgio reis; assistência de figurinos: regina franco; montagem: marco fonseca e antónio sofia; operação técnica: antónio sofia; assistência de produção e comunicação: rita mendes, teresa serra nunes; produção executiva e fotografia de cena: susana monteiro; direção de produção: rita conduto; direção artística teatro meridional: miguel seabra e natália luiza.

registos do processo de criação e construção © hugo f. matos

"inspirada no universo artístico de rafael bordalo pinheiro, nasce a peça "bordá_lo". levada a cena pelo teatro meridional, em lisboa, é uma forma de celebrar os 50 anos do 25 de abril. o "todas as artes" foi conhecer os bastidores da peça num dia de ensaio. nos camarins, onde os atores estavam a preparar-se, a maquilhagem é simples, pois a intensidade está nos figurinos. os cinco atores representam 12 personagens, o que obriga a um ritmo intenso. como conta o ator joão maria: “este espetáculo exige muito de nós como atores nesta destreza de sair, despir, vestir outra coisa e entrar logo.”a peça acontece em plena campanha eleitoral. no cenário está uma taberna típica portuguesa, por onde passam todos os intervenientes." cristiana reis, edgar ascensão e tiago romão em "bordá_lo: este espetáculo exige muito de nós como atores" - todas as artes - sic noticias.

bottom of page