cenografia para:
lago dos cisnes
uma fábula humana contada
na linguagem do tempo presente
dança contemporânea com coreografia de daniel cardoso para a quorum dance company. estreia no teatro recreios da amadora, em fevereiro de 2013.
fotografia de cena © cristina cardoso
dramaturgia: ana lázaro; música: pyotr ilyich tchaikovsky; desenho de luz: daniel cardoso; figurinos: liliana mendonça ; vídeo: antónio cabrita; produção: raquel vieira de almeida.
"o dia nasce do lado de lá do muro do asilo. lá dentro a loucura tomou o lugar do quotidiano, e os que ali habitam esquecem-se de quem foram. as vozes e os desejos são abafados pelas paredes gigantes deste exílio silencioso. no asilo, as enfermeiras são as rainhas, mestras, que comandam os movimentos dos pacientes; uma mulher limpa os desejos negros dos outros na sombra; e um homem prisioneiro de um corpo enfermo, e da sua loucura, transforma os seus desejos de pássaro nos corpos dos pacientes. como uma gaiola em que a ave não ousa bater as asas, o asilo é uma jaula de gente. uma pena atravessa o corredor. nesse dia chega um homem novo. traz uma música que interrompe o silêncio. a música que traz transformará as paredes. nesta versão contemporânea do clássico “o lago dos cisnes”, os personagens da história original tornam-se intervenientes numa fábula humana contada na linguagem do tempo presente que acontece num asilo abandonado, lugar fértil em figuras bizarras. entre a ficção e a realidade exploram-se os defeitos, virtudes e impulsos mais humanos, transversais a todos os tempos." ana lázaro
rgeistos do processo © hugo f. matos