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cenografia, figurinos e desenho de luz para:

​não és beckett, não és nada

ou a espera aprócrifa, reloaded .

teatro, criação coletiva do teatro do azeite, a partir da obra homónima de armando nascimento rosa.

estreia na comuna - teatro de pesquisa, lisboa em setembro de 2009.

 

nesta paródia onde se juntam no palco personagens de duas peças diferentes: waiting for godot de 1948 e happy days de 1960, de samuel beckett (1906-1989), foi claro para nós desde o início do projecto, pelo menos em teoria, o rumo de trabalho que pretendíamos seguir. desejávamos abordar a peça como um objecto artístico concreto e independente, mas enraizado num contexto específico que é a obra de beckett. como tal, propusemo-nos a explorar o absurdo e o ridículo de uma forma crua e lapidada, com uma espécie de filtro beckettiano ao qual recorríamos sempre que possível, nunca esquecendo a paródia como conceito fulcral. a nossa paródia beckettiana forma-se então através de uma miscelânea de facetas e características que procuram a função comunicante do acto teatral. recorremos para tal a estratégias cénicas de cunhagem beckettiana, como sejam: a limpeza de movimentos, a dilatação do tempo teatral e uma cenografia minimalista; bem como também a divisão do foco teatral, o ludismo inerente à comédia e as reacções e situações típicas do nonsense – visando, com tudo isto, construir uma eventual unidade cénica.


procurámos, com esta encenação partilhada, trazer à cena uma peça que, apesar da sua especificidade dramatúrgica, possa interpelar não somente aqueles que já fruem e conhecem o imaginário de samuel beckett, mas igualmente a todos os que simplesmente apreciem no universo do teatro as infindáveis maneiras que este tem de surpreender e de nos fazer pensar enquanto nos diverte.


carlos malvarez

em 2009, assinalámos os 20 anos do falecimento de samuel beckett (1906-1989) e curiosamente os 50 anos da estreia portuguesa de “à espera de godot” (ocorrida em 18/4/1959, no teatro da trindade, com encenação de ribeirinho) o teatro do azeite irá levar à cena este texto nunca antes representado, numa versão nova que o autor destinou para o colectivo (e com o qual irá colaborar em situação interactiva durante o processo de ensaios), agora com o título “não és beckett, não és nada ou espera apócrifa reloaded” que será publicada pela editora apenaslivros, no momento da respectiva estreia na comuna – teatro de pesquisa.

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