textos

notas, artigos e dissertações...

_____ o desenho de espaço cénico e o espaço cénico como desenho 

relatório da prática de ensino supervisionada, realizada na vertente de projeto da disciplina de projeto e tecnologias, numa turma do 12.º ano da especialização em realização plástica do espetáculo do curso de produção artística da escola artística antónio arroio. o caráter transversal e necessário que o desenho comporta na atividade projetual, e o facto dos objetos criados pelos alunos no âmbito da especialização: figurinos, adereços e cenografia, serem obrigatoriamente apresentados em espaços cénicos, torna o desenvolvimento de competências no âmbito do desenho de espaço cénico uma necessidade formativa da disciplina. deste modo, a intervenção letiva consistiu na leccionação de uma unidade de trabalho intitulada: “o desenho de espaço cénico e o espaço cénico como desenho”, com o objetivo de promover um processo de ensino-aprendizagem, que garantisse o desenvolvimento de competências, através da exploração da representação expressiva do espaço cénico, atendendo à resolução das problemáticas específicas: perspetiva e escala / iluminação / ambiência, mediante a aplicação dos valores expressivos dos elementos estruturantes do desenho: valores lineares / lumínicos / cromáticos. através da intervenção letiva e do desenvolvimento do presente relatório procurou-se compreender a eficácia do processo de ensino-aprendizagem, e criar um contributo ao desenvolvimento curricular e didático, tanto da disciplina de projeto e tecnologias da especialização em realização plástica do espetáculo, como de disciplinas cujos conteúdos se relacionem como o desenho, o espaço cénico ou a cenografia.

relatório desenvolvido sob a orientação prof.ª dr.ª maria joão gamito.

https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28253

_____ uma nota sobre o ensino de realização plástica do espetáculo na escola artística antónio arroio

a luz desvenda um palco, um ecrã, uma galeria, um lugar qualquer. vemos um espaço, um ambiente real, criado a partir do imaginário, da ficção e da intenção. Nesse lugar os objetos compõem o espaço, onde entra o intérprete, agora personagem pela indumentária que veste. a ação acontece e o espectador mergulha nesse momento onde tudo conta e comunica, onde se alimenta a emoção, o sonho e o pensamento. conjunto íntegro do qual fazem parte os figurinos, os adereços e os cenários, a componente plástica do espetáculo: objetos pensados a partir de desafios e metodologias específicas, realizados através de um leque de materiais e de procedimentos tão abrangente como as áreas onde pode atuar quem faz realização plástica do espetáculo.

https://www.antonioarroio.edu.pt/cursos/producao-artistica/rpe/

_____ olhar em redor, aprender a ver o mundo 

em “olhar em redor, aprender a ver mundo” apresenta-se uma unidade didática implementada em projeto e tecnologias — 12.º ano, da especialização em realização plástica do espetáculo, do curso de produção artística da escola artística antónio arroio (lisboa). entre os seus objetivos, destacam-se a conceção e concretização de objetos no âmbito da cenografia, dos figurinos e dos adereços, para contextos e tipologias de espetáculo, bem como a problematização dos atuais desafios deixados pela crise pandémica, na relação específica com esta área. observam-se os processos do olhar e do ver dentro do seu carácter dialético e da sua potencialidade didática.

artigo apresentado no ix congresso internacional matéria-prima e desenvolvido em parceria com andreia césar e rui silva,

no âmbito da supervisão da prática de ensino, integrada no mestrado em ensino das artes-visuais

da universidade de lisboa - instituto de educação e faculdade de belas-artes.

https://congressomateria.belasartes.ulisboa.pt/video2021.htm